Prémio Nobel da Literatura 2010


Mário Vargas Llosa nasceu em Arequipa no Peru a 28 de Março de 1936. É escritor, jornalista, ensaísta e político.

A sua obra crítica a hierarquia de castas sociais e raciais, vigente ainda hoje, segundo o escritor, no Peru e na América Latina. O principal tema da sua obra é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru.

A princípio, assim como vários outros intelectuais de sua geração, Vargas Llosa sofreu a influência do existencialismo de Jean Paul Sartre.

Algumas obras:
- "A cidade e os cachorros" (1963)
- "A Casa Verde" (1966)
- "Tia Júlia e o Escrevinhador"( 1977)
- “A Guerra do Fim do Mundo”(1981)
- "Peixe na Água"(1991)
- Cartas a um novelista (1997)
- Travessuras da Menina Má (2006)

Vencedor do Prémio Nobel de Literatura de 2010, atribuído pela Academia Sueca.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos na 4ª segunda-feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar é a 24 de Outubro e o tema de reflexão para este ano é “À Descoberta da Aventura”.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, a palavra biblioteca significa colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; colecção das obras literárias de um povo; estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados.

Pessoalmente penso que terá que se acrescentar a esta definição algo de menos formal e mais pessoal, porque não dizer que a biblioteca é o local onde podemos encontrar um amigo, descobrir mais sobre temas que nos interessam ou, quem sabe, encontrar o ânimo para prosseguir a nossa vida.

A Biblioteca é ainda o espaço da descoberta: descoberta de um livro que nos leva a aventuras inesperadas e nunca sonhadas; descoberta de um poema que nos diz tanto e respondeu aquele pensamento que bailava no nosso espírito desde “a semana passada”; descoberta de que afinal não estamos sós no mundo e de que há alguém que pensa como nós.

Descoberta ainda que a Biblioteca escolar não existe só para ter livros mas é também o espaço de pesquisa, de realização de trabalhos individuais e em grupo; que tem também Vídeos e DVDs; é ainda um espaço onde se podem encontrar CD Roms e melhor ainda, na Biblioteca escolar, também se podem encontrar exposições e ouvir conferências ou ainda ouvir um conto...

A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros, é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é partir à Aventura do desconhecido.

Vem conhecer e usar a biblioteca da tua Escola!